Miguel Torga na Biblioteca do Trigal
Por António João Rocha (Professor), em 2014/10/30912 leram | 0 comentários | 206 gostam
Hoje, para se encetar a atividade “ o Autor do Mês”, a turma A, do oitavo ano apresentou aos seus colegas do oitavo C a vida e a obra deste autor, na Biblioteca do Trigal.
No âmbito do Plano Anual de Atividades da Biblioteca do Agrupamento de Escolas Trigal de Santa Maria foi levada a cabo a apresentação deste escritor, que foi o primeiro de outros a apresentar no decorrer do ano letivo e seguindo a orientação dos autores apontados nas Metas Curriculares de Português do Ensino Básico.
A sessão foi iniciada com a apresentação de um Prezi , seguindo a rota deste vulto. Saindo de S. Martinho de Anta, em Vila Real, passando pelo Porto, pelo Brasil e regressando a Portugal, mais propriamente a Coimbra, local onde se formou e passou a viver grande parte da sua vida.
Este grande escritor do século xx foi hoje aqui apresentado numa vertente contista onde se destacou. Os contos” Nero”, in Bichos e “Destinos”, in Novos Contos da Montanha foram trabalhados pelos alunos, de forma a proporcionar aos seus colegas uma visão mais alargada do homem e do escritor.
Esta sessão de leitura surge no encerramento das atividades de comemoração do Mês das Bibliotecas Escolares, que contou no seu programa com a comemoração do Dia da Música, a entrega dos prémios aos maiores leitores do ano letivo transato, a exposição de fotografias e entrevistas subordinadas ao tema “A Biblioteca Ontem e Hoje”, o concurso de marcadores de livros “Bookmarks Project”, entre outros.
Maria Manuela Pinto