Semana da Leitura
Por António João Rocha (Professor), em 2012/03/161485 leram | 0 comentários | 235 gostam
Entre 5 e 9 de março, a Biblioteca do Trigal realizou a Semana da Leitura, com atividades relacionadas com o livro e a leitura.
A semana foi rica em atividades relacionadas com a leitura e os livros.
Esteve patente uma Feira do Livro, ao longo de toda a semana. Durante toda a semana, também, realizaram-se "Leituras à Solta", em vários espaços da escola, efetuadas por três grupos de alunos do 5ºA, 6ºA e 9ºC, com textos de Henrique Barreto Nunes, de Eugénio de Andrade, de Almada Negreiros, de António Gedeão e de Ilse Losa, entre outros.
Na 2ª feira, o "Há Filme à 2ª" apresentou o "Diário de um Banana". Na 3ª feira, a professora Teresa Leite trouxe-nos os Momentos de Leitura, que consistiu na apresentação de livros lidos no âmbito do PNL. A professora aproveitou para apresentar também os livros que mais a apaixonaram quando tinha a idade dos alunos. De tarde, recebemos o Tapete "Rede de Afetos",trazido pelo projeto "Ideia+" e pelos utentes dos Centros de Dia de Tadim e de Santo Estêvão de Penso. Os idosos e os jovens das turmas B e C do 7º ano estiveram lado a lado, durante 90 minutos, a elaborar em conjunto um tapete e a partilhar conversas e músicas, cada vez mais animadas.
O Chá e Poesia, atividade já conhecida na nossa Biblioteca, deu o lugar à língua francesa e aos alunos do 8ºC, do 9ºA e do 9ºC, que nos trouxeram poemas de sua autoria.
O professor António Pereira fez uma palestra sobre a língua portuguesa e o professor José Miguel Vieira fez uma sessão sobre a poesia e a magia das palavras, a sua musicalidade e o seu perfume.
Houve dois encontros com escritores. Um que já trabalhou connosco, na escola, e outro que continua a trabalhar connosco.
Assim, na 5ª feira tivemos o escritor Ilídio Torres, que apresentou aos alunos o seu último livro, "Quatro Histórias de Pais e Filhos", que será publicado em breve. Os alunos da professora Eugénia Amorim leram e representaram um dos contos e o escritor leu outros dois do referido livro. A curiosidade dos alunos sobre as personagens e sobre a inspiração do autor levou a uma conversa animadamente entre todos.
Na 6ª feira, a professora Graça Vilela deu a conhecer aos alunos uma faceta desconhecida para eles, a de escritora. Os alunos tiveram a oportunidade de a ouvir ler o seu conto "Transformar Adamastores em Amores" e disseram, eles próprios, alguns dos poemas da autora. No final, puderam satisfazer a sua curiosidade, colocando-lhe questões sobre a sua vida em África, sobre as personagens do conto e sobre o processo de escrita.
A Biblioteca do Trigal agradece a todos os que colaboraram e participaram nesta verdadeira maratona da leitura.