Rota das ECO-ESCOLAS “ Passeio Bicicleta“
Por Angélica Cunha (Professora), em 2014/04/302848 leram | 0 comentários | 1146 gostam
Eco-Escolas
Clube Desporto Escolar
Clube do Ambiente
De 22 a 29 de abril, pela primeira vez, realizou-se a "Rota das ECO-ESCOLAS - por uma mobilidade mais sustentável". As escolas foram convidadas a participar neste evento, desenvolvendo atividades que mobilizassem quer a escola, quer a comunidade, com o objetivo de entregar ao Sr. Presidente da Câmara, Ricardo Rio, um pergaminho no qual constam as dificuldades com as quais se confrontaram, ao longo do trajeto realizado por cada escola.

A Escola Básica Trigal Santa Maria, aliou-se a esta iniciativa com o desenvolvimento das seguintes atividades:
- Organização e divulgação da atividade a realizar;
- Definição do meio de transporte sustentável a utilizar:
- Produção de t`shirt;
- Dia 22 de abril, receção da Bandeira do ECO-ESCOLAS e do Pergaminho, pelas 11.40h, vinda do Externato Infante D. Henrique. Participaram na atividade a Direção de ambas as Escolas, Vereador do Ambiente da CM Braga, representantes da Câmara de Braga, alunos, professores e auxiliares da ação educativa, GNR, Escola Segura e Bombeiros.
- Dia 23 de abril, dando continuidade à atividade "Rota das ECO-ESCOLAS - por uma mobilidade mais sustentável" um grupo composto por vinte e quatro alunos e quatro professores da escola, partiram de bicicleta com o apoio da GNR, Escola Segura, Bombeiros e de mais dois docentes. Durante o percurso foram observadas as dificuldades e diagnosticados os problemas surgidos. Na chegada à Escola de Celeirós foram registados no pergaminho os problemas que o grupo sentiu durante o percurso de bicicleta realizado e assinada a Bandeira por todos os participantes na atividade.
Alunos/Ciclistas: Pedro Sousa e Hugo Ferreira do 6.º C; Joel Oliveira do 7.º A; Alexandre Martins, Filipe Vaz e José Soares do 7.º B; Hélder Quinteiro e Jorge Peixoto do 7.º C; Eduardo, João Pedro e Sara Gonçalves do 8ºA; João Rocha e Hélder do 8.º B, Gil, João Leite; Tiago e Francisco do 8º C; João Noversa, Eduardo, José Dinis e Marco do 9º B; Bruno Carvalho e João Costa do 9º C.
Professores/Ciclistas: Angélica Pereira, Franklim Pereira, Jorge Reis, Ricardo Leite. No apoio aos ciclistas estiveram os professores Ana Oliveira e
Manuel Costa, GNR e Bombeiros.
O regresso à escola fez-se igualmente de bicicleta, todos os alunos e professores desfrutaram deste passeio.
Na Chegada à escola toda a comitiva foi recebida pela Direção do Agrupamento que aplaudiu e agradeceu a participação de todos na atividade e ofereceu um pequeno lanche.
- Dia 29 de Abril, o responsável do Eco-Escolas, o professor Manuel Costa, convidou alguns representantes de turma no Eco-Escolas, a participarem na última etapa, entrega da Bandeira do ECO_ESCOLAS e do Pergaminho ao Sr. Presidente da Câmara, Ricardo Rio. Este garantiu que o pergaminho será analisado atentamente.
Participaram onze alunos, representantes de turma e a docente Angélica Pereira.
- Entrega do certificado pelo Sr. Diretor aos alunos que participaram na "Rota das ECO-ESCOLAS - por uma mobilidade mais sustentável".
Um agradecimento a todos os participantes!