A Festa da leitura e dos livros
Por António João Rocha (Professor), em 2014/04/29884 leram | 0 comentários | 202 gostam
Foi no Dia Mundial do Livro que todos os alunos apurados a nível de Escolas do distrito de Braga, 1.ª fase do PNL, se juntaram na Biblioteca Municipal Camilo Castelo Branco e Casa das Artes, para a 2.ª fase distrital e comemorar a Festa do Livro.
Os nossos concorrentes, acompanhados pela coordenadora do PNL da Escola, apresentaram-se na biblioteca Camilo Castelo Branco e, num primeiro momento, procedeu-se a receção e entrega de credenciais, seguido da prova escrita, que versava o conhecimento das obras “Meia hora para mudar a minha vida”, de Alice Vieira e “ A vida de PI”, de Yann Martel.
De seguida, deslocamo-nos para a Casa da Música e começamos por assistir ao Concerto musical levado a cabo pela orquestra da Escola Secundária Camilo Castelo Branco. Após a actuação, foram chamados ao palco cinco semifinalistas de 3.º ciclo, apurados na primeira prova. Os concorrentes foram submetidos a uma prova oral de Pergunta/Resposta rápida subordinada às obras lidas, uma prova de argumentação e uma prova de declamação de um texto poético de uma lista de vários poetas portugueses.
 Depois deste momento, foi altura de o júri decidir o vencedor e apurado o finalista desta 2.ª fase distrital, do Concurso Nacional de Leitura, foi o momento de entrega de prémios e a sessão foi encerrada com a animada e efusiva participação de duzentos e setenta alunos que, mais uma vez, deram provas que estão de mãos dadas com a leitura e com os livros.
Aos nossos alunos Luís Henrique Amorim do 7.º A, Margarida Silva Martins do 8.º A e Eduarda Filipa Gomes do 9.º A muitos parabéns pela participação empenhada na 8.ª edição deste Concurso.

Prof. Manuela Pinto