Parlamento dos Jovens leva deputado à Escola
Por António Pereira (Professor), em 2014/01/24916 leram | 0 comentários | 192 gostam
O deputado social democrata Isidro Gomes de Araújo participou, na segunda-feira, 20 de janeiro, pelas 10h00, na Escola Básica Trigal de Santa Maria – uma das 713 escolas inscritas a nível nacional, numa sessão da iniciativa “Parlamento dos Jovens”.
Tratou-se de uma sessão para os alunos do ensino básico, onde estiveram presentes, na Biblioteca do Trigal, mais de quatro dezenas de alunos, maioritariamente integrantes das listas concorrentes à sessão escolar da iniciativa da Assembleia da República. Este ano o tema do debate é: “Drogas – evitar e enfrentar as dependências”.
A mobilização dos alunos foi, até ao momento, “bastante significativa”, dizem-nos os professores responsáveis.
O Parlamento dos Jovens é uma iniciativa institucional da Assembleia da República, desenvolvida ao longo do ano letivo com as Escolas de todo o país, em que pode inscrever-se qualquer Escola do universo do ensino público, privado e cooperativo. O programa culmina com a realização anual de Sessões Nacionais na Assembleia da República, no próximo mês de maio.
Isidro de Araújo começou por uma informação geral sobre a Assembleia da República, sua constituição, poderes e funcionamento, dando depois testemunho da sua experiência enquanto membro do Parlamento.
O deputado eleito pelo Círculo de Braga salientou a importância que a iniciativa da Assembleia da República tem e fez um apelo à participação cívica de todos os alunos, enquanto cidadãos intervenientes hoje e no futuro.
Antes de um alargado momento de perguntas e respostas, o deputado social democrata salientou a “importância do conhecimento e do alerta”. “A prevenção passa por falar sobre o assunto e o assunto é a droga, um flagelo que tem crescido nos últimos tempos. É importante saber do que se trata e é bom gastar dinheiro a prevenir”, referiu, para logo concluir: “É melhor gastar a prevenir do que a tratar. Não devemos olhar para o lado, devemos é ser cuidadosos e conhecedores.”
Nesta sessão estiveram presentes mais de quatro dezenas de alunos - interessados e participativos, lotaram a Biblioteca do Trigal - dos cerca de uma centena que participam este ano no Parlamento dos Jovens.
Durante o período que se seguiu, o deputado respondeu com vontade e gosto a todas as questões levantadas. Terminou, como começou, com um incentivo à participação cívica de todos.
Dois dias depois, quarta-feira, dia 22, pelas 14h30, teve lugar a sessão escolar, para serem votadas as propostas de resolução e eleitos os representantes da Escola à Sessão Distrital. Depois de explicados todos os procedimentos e apresentadas as medidas propostas pelas listas candidatas, os vinte e oito deputados (alunos do 7.º, 8.º e 9.º anos) e ainda o presidente da associação de estudantes foram chamados a expressar o seu direito de voto. Em primeiro lugar, selecionaram-se 3 medidas de entre as 27 propostas pelas listas concorrentes. De seguida, procedeu-se à eleição dos três deputados representantes da Escola à Sessão Distrital/Regional e do representante à Mesa da Sessão Distrital/Regional. Para o primeiro caso, a escolha recaiu nas alunas Margarida Silva Martins, Carolina Pereira Couto e Patrícia Alexandra Moreira (suplente); para representante à Mesa da Sessão Distrital/Regional, foi eleita a aluna Soraia Raquel Vilaça. O Parlamento dos Jovens deste ano letivo 2013/2014 terminará nos primeiros dias de Maio, com a Sessão Nacional, na Assembleia da República.
A sessão escolar encerrou com a aprovação de uma proposta temática para o Parlamento dos Jovens do próximo ano: “Desporto contra a obesidade infantil”.