Entrega de Prémios de Mérito e Excelência
Por António Pereira (Professor), em 2013/03/221641 leram | 0 comentários | 219 gostam
Agrupamento de Escolas Trigal de Santa Maria-Tadim
assinala “Dia do Estudante” (24 de março) com Entrega de Prémios de Mérito e Excelência
O Agrupamento de Escolas Trigal de Santa Maria-Tadim dedicou o seu último dia de aulas, sexta-feira, 15 de março, à comemoração antecipada do “Dia do Estudante”, marcado no calendário a 24 de março, com atividades diversas.
A manhã foi ocupada com a exibição de um filme – “Amigos Improváveis” – e a tarde com um “Karaoke Multilingue” e um jogo de Voleibol, que pôs frente a frente “Alunos” (2.º e 3.º ciclos) e “Professores”. A noite foi recheada de momentos de interesse, preparados à medida do público que acorreu à Biblioteca do Trigal: alunos, familiares e amigos, mas também professores, assistentes operacionais e presidentes de junta de freguesia. O primeiro momento do serão foi dedicado à poesia. Da autoria dos professores António Pereira, Jorge Reis e José Miguel Vieira, o trabalho multimédia “Mar de Poetas em Português” foi apresentado ao público pelos seus autores e ainda pelas professoras Adelaide Silva e Filomena Santos. Conduzido pelo professor António Pereira, o serão teve como ponto mais alto a entrega de prémios de mérito e de excelência. Antes, porém, o Diretor do Agrupamento, José Lopes Sil, realçou a importância do papel desempenhado pelas juntas de freguesia e pelas famílias no sucesso educativo dos seus educandos e convidou uma ex-aluna do Agrupamento de Escolas Trigal de Santa Maria, e atual estudante de Medicina, a apresentar um depoimento sobre o seu percurso escolar, com o objetivo de incentivar os alunos presentes a lutar pelos seus “sonhos”. Depois, e antecipando a comemoração do “Dia do Estudante” (24 de março), a Direção do Agrupamento procedeu à entrega dos prémios do quadro de excelência e de mérito (desportivo escolar) aos alunos do 1.º, 2.º e 3.º ciclos que mais se destacaram no ano letivo de 2011-2012. Mas outros prémios foram também entregues: no âmbito da “Semana das Línguas”, aos vencedores dos concursos “SuperTmatik das Línguas”, “Karaoke Multilingue” e “Concurso de Poesia”; no âmbito do Concurso Nacional de Leitura, aos apurados para a 2.ª fase – provas distritais (Mariana Martins, 7.º B; Carla Dores, 8.º A; e Mariana Silva, 9.º C). A animação artística esteve a cargo do “Clube de Desporto Escolar-Danças Aeróbicas” e do “Clube de Cavaquinhos e Cordas do Trigal”, orientados, respetivamente, pelos professores Cristina Cadilhe e António Martins.
Ao assinalar o “Dia do Estudante”, o Agrupamento de Escolas Trigal de Santa Maria-Tadim pretendeu, por um lado, premiar o mérito e a excelência dos seus alunos e, por outro, desenvolver alguns dos mais importantes campos prioritários do seu Projeto Educativo, como “Promover as literacias”, “Educar para a cidadania e para a inclusão”, “Participação dos Encarregados de Educação”, “Plano Nacional de Leitura” e “Plano Tecnológico da Educação”.