"Dia do Autor Português" - Luís de Camões
Por António Pereira (Professor), em 2012/05/251418 leram | 0 comentários | 226 gostam
Para comemorar o “Dia do Autor Português”, assinalado no calendário a 22 de maio, o Departamento de Línguas da Escola Básica Trigal de Santa Maria, em Tadim, escolheu o escritor Luís Vaz de Camões, um dos maiores vultos da cultura portuguesa.
Orientadas pelo professor de Língua Portuguesa, António Pereira, as turmas A e B do 9.º Ano tiveram a oportunidade de ver, na Biblioteca da Escola, alguns excertos do filme “Camões”, realizado por Leitão de Barros. Esta peça cinematográfica relata as aventuras e desventuras do autor d’ “Os Lusíadas”, desde a sua juventude até à sua morte, depois de algumas viagens por terras de África e Ásia.
Após um breve debate à volta do filme “Camões”, os alunos puderam apresentar alguns dos seus trabalhos sobre o épico português. Mereceu especial destaque um texto da aluna Bárbara Borges, do 9.º A, que cometeu a “ousadia” de mudar o rumo da história, alterando a decisão do rei D. Afonso IV. No seu texto, ao contrário do que acontece na epopeia camoniana, a vida de D. Inês é poupada, porque, diz a aluna, “o amor deve falar sempre mais alto”.
Num último momento, os alunos das duas turmas participaram no concurso “O elo mais forte” que, além de pôr à prova os conhecimentos sobre a vida e obra de Luís de Camões, exigiu dos alunos competências no domínio dos recursos expressivos e do funcionamento da língua.
Com esta atividade, pretendeu-se homenagear um dos autores mais marcantes da língua e da cultura portuguesas, tendo-se contribuído, simultaneamente, para a promoção dos níveis de literacia dos alunos na disciplina de Língua Portuguesa.