Notícias do Trigal
Pesquisa

"Semana das Línguas": Caça ao Erro e Poesia
Por António Pereira (Professor), em 2012/04/101095 leram | 0 comentários | 178 gostam
Caça ao Erro
Esta atividade decorreu no dia 20 (terça-feira) e repartiu-se por duas sessões: a primeira, dirigida ao terceiro ciclo, contou com a participação de cerca de 100 alunos...
Caça ao Erro
Esta atividade decorreu no dia 20 (terça-feira) e repartiu-se por duas sessões: a primeira, dirigida ao terceiro ciclo, contou com a participação de cerca de 100 alunos; a segunda sessão, destinada ao segundo ciclo, contabilizou 70, aproximadamente. Os alunos, organizados em equipas de 3 elementos, tiveram de corrigir erros ortográficos em textos de Português e Inglês, no caso do 2.º Ciclo, e em Português, Inglês e Francês, no caso do 3.º Ciclo. Venceram as seguintes equipas: FPT, constituída pelo Francisco Gonçalves, Pedro Costa e Tomás Lopes, do 6.º C; e M3, formada pela Mariana Silva, Mónica Silva e Marta Sá, do 8.º C.
“Dia Mundial da Poesia” e ”Dia Mundial da Floresta”:
“Concurso de Poesia” e “Poema Gigante”
A Comemoração do “Dia Mundial da Poesia” e do “Dia Mundial da Floresta”, assinalados no calendário a 21 de março, fez-se na Biblioteca através da leitura dos poemas originais finalistas do “Concurso de Poesia” e do “Poema Gigante”, um poema coletivo subordinado ao tema “Sim, nós podemos”. Relativamente ao “Concurso de Poesia”, o júri selecionou previamente 8 poemas, de entre os cerca de 30 que apareceram a concurso, todos eles elaborados por alunos do segundo e terceiro ciclos, em Português e Francês, que numa primeira fase tiveram de salvaguardar o seu anonimato através da adoção de um pseudónimo. Depois de lidos pelos respetivos autores, na sessão do dia 21, os 8 poemas finalistas foram “pendurados” na “Árvore da Poesia”, “plantada” na Biblioteca, para que os restantes alunos pudessem escolher, durante dois dias, o melhor “fruto poético”. Quanto ao texto “Poema Gigante”, ele resultou dos contributos da comunidade educativa (alunos, professores, assistentes operacionais e pais/encarregados de educação) que respondeu entusiasticamente ao desafio online, colocado no blogue da Biblioteca do Agrupamento de Escolas Trigal de Santa Maria. A sessão terminou com a entrega de prémios aos três alunos vencedores da primeira fase do Concurso Nacional de Leitura, promovido pelo PNL, e com um lanche-convívio.
Terminada a votação do “Concurso de Poesia”, foram apurados os seguintes resultados: em Língua Portuguesa, o primeiro lugar foi para “Os porquês do amor” de Estrela brilhante, pseudónimo da Joana Pereira do 5.º B, o segundo para “Felicidade” de Lua cintilante/Soraia Vilaça, do 6.º A, e o terceiro lugar foi para “Escorrem, caem, doem, secam” de Anonymus/Mariana Azeredo, do 8.º C; em Francês, a primeira classificada foi a Bárbara Borges, do 9.º A, com “Le temps”, em segundo lugar ficaram a Carla Silva, Gabriela Alves, Helena Leite e Mónica Silva, todas do 8.º C, com “Être jeune”, e em terceiro lugar ficou a Joana Gomes do 9.º C, com o poema “La passion”.

Mais Imagens:

Comentários

Escreva o seu Comentário
 




Top Artigos: Amor de Mãe