Notícias do Trigal
Pesquisa

Semana das Línguas: Cinema Trilingue
Por António Pereira (Professor), em 2012/04/101003 leram | 0 comentários | 225 gostam
A "Semana das Línguas” decorreu entre os dias 19 e 23 de março, na Escola Básica Trigal de Santa Maria, escola-sede do Agrupamento de Escolas Trigal de Santa Maria-Tadim.
“Semana das Línguas”: uma semana “em cheio”
no Agrupamento de Escolas Trigal de Santa Maria – Tadim

“A Semana das Línguas” decorreu entre os dias 19 e 23 de março, na Escola Básica Trigal de Santa Maria, escola-sede do Agrupamento de Escolas Trigal de Santa Maria-Tadim. Da responsabilidade do Departamento de Línguas, coordenado pelo professor António Pereira, este evento contou com a colaboração direta dos coordenadores das secções de Língua Portuguesa (José Miguel Vieira), Francês (Umbelina Soares) e Inglês (Ermelinda Miranda). Papel relevante tiveram também a Professora-Bibliotecária, Maria do Céu Pereira, e a Coordenadora do Plano Nacional de Leitura (PNL), Maria Manuela Pinto.
Assumindo como linhas orientadoras alguns dos campos prioritários do Projeto Educativo do Agrupamento - “Promover as literacias”, “Educar para a cidadania e para a inclusão”, “Participação dos Encarregados de Educação”, “Plano Nacional de Leitura”, “Novas Oportunidades” e “Plano Tecnológico da Educação” -, o Departamento de Línguas programou um conjunto de atividades que distribuiu pelos cinco dias da semana, entre 19 e 23 de março.

Cinema em Português, Francês e Inglês

A semana começou com as rubricas “Cinema na Biblioteca”, para os alunos do Ensino Básico, e “Um Filme/Um Livro”, para o Curso EFA-Secundário. À exibição de cada um dos filmes, seguiu-se um debate, moderado pelo professor responsável. Na rubrica “Cinema na Biblioteca” foram apresentadas as seguintes escolhas: “Aniki Bobó” (1942), do português Manoel de Oliveira, uma história simples, passada na zona ribeirinha do Porto e Gaia, onde os garotos são as personagens principais; “A Turma” (2008), de Laurent Cantet, filme francês vencedor da Palma de Ouro no Festival de Cannes que retrata as tensões de uma escola de um bairro problemático de Paris; e “Wall.e” (2008), de Andrew Stanton, um filme de animação americano que conta a história de um robô chamado WALL•E, criado para limpar a Terra coberta por lixo num futuro distante. A rubrica “Um Filme/Um Livro” incidiu sobre a obra “Ensaio sobre a cegueira”. O livro, escrito por José Saramago (1995), foi adaptado ao cinema pelo realizador brasileiro Fernando Meirelles (2008). A história é insólita: um homem fica cego, inexplicavelmente, quando se encontra no seu carro no meio do trânsito; a cegueira alastra como um “rastilho de pólvora", uma cegueira coletiva que a ciência não consegue explicar…


Comentários

Escreva o seu Comentário
 




Top Artigos: Amor de Mãe