Vilaça vai à Escola de Educação Rodoviária
Por Joaquim Oliveira (Professor), em 2012/04/031158 leram | 0 comentários | 253 gostam
No dia 23 de março, os alunos da Escola Básica de Vilaça tiveram uma aula muito especial na Escola de Educação Rodoviária em S. Vicente, Braga.
No dia 23 de março de 2012, pelas 9 horas da manhã, os alunos da Escola Básica de Vilaça foram visitar a Escola de Educação Rodoviária em S. Vicente, Braga.
   Quando chegaram ao local foram recebidos por uma monitora que lhes apresentou a pista de circulação e lhes explicou as regras elementares de trânsito utilizando, para isso, situações dramatizadas.
Depois, os alunos foram até à garagem, equiparam-se com coletes e capacetes e puderam escolher entre carrinhos e bicicletas para conduzir. De seguida fizeram-se à pista e experimentaram diversas situações que ocorrem no dia-a-dia nas estradas.
   Após a condução e o pedalar, foram presenteados com uma peça de fruta e uma garrafa de água, pois o esforço tinha sido grande.
   De seguida entraram na sala de formação e aí o senhor Dores deu uma aula teórica sobre segurança, educação, civismo e convivência social. Os alunos recordaram os quatro tipos de sinais de trânsito, as suas formas e cores: perigo, obrigação, proibição e informação. Perceberam a importância e a utilidade de todos os sinais e compreenderam que eles nos ajudam a circular em segurança, no dia-a-dia. Foram também apresentados alguns filmes, imagens e recortes de jornais sobre educação rodoviária e fez-se notar que a educação, o respeito pelos outros e a prevenção são necessários em todos os momentos da nossa vida.
   Depois da aula teórica, os alunos voltaram à pista com mais conhecimentos e mais informação e puderam aplicá-los de forma alegre e responsável. Foram experiências enriquecedoras onde aprenderam a ser condutores e peões, sempre com o acompanhamento atento de todos os monitores e educadores presentes na escola.
   No final da visita, como prémio pelo seu civismo e aprendizagem, os alunos receberam um documento de participação, na forma de uma carta de condução, que muito alegrou a pequenada.
   Foi uma manhã de grandes aprendizagens e brincadeiras em segurança!