"Semana das Línguas": Uma mão cheia de atividades
Por António Pereira (Professor), em 2013/03/221693 leram | 0 comentários | 211 gostam
"A Semana das Línguas", da responsabilidade do Departamento de Línguas,contou este ano com uma "mão cheia" de atividades que se distribuíram pelos dias 11 a 15 de março
Cinema em Português, Francês e Inglês

A rubrica dedicada ao cinema contou este ano com as seguintes escolhas: “A maior flor do mundo”, curta-metragem de animação, baseada no livro homónimo de José Saramago (2001), de Juan Pablo Etcheverry (2007); “Freedom Writers”, filme norte-americano, dirigido por Richard LaGravenese e produzido por Danny DeVito, Michael Shamberg e Stacey Sher (2007); e “Intouchables” (“Amigos Improváveis”), filme francês realizado por Eric Toledano e Olivier Nakache (2011). Todos eles foram exibidos na Biblioteca do Trigal mas em condições diferenciadas: “A maior flor do mundo”, no dia 14, entre as 10:00h e as 11:30h, para 50 alunos de 3 turmas do 1.º ciclo (além da exibição do filme, fez-se a leitura do livro de Saramago e de textos de alunos, baseados no obra saramaguiana); “Freedom Writers”, também no dia 14, entre as 13:45h e as 15:15h, para alunos do 2.º e 3.º ciclos; e “Intouchables” (“Amigos Improváveis”), no dia 15, entre as 10:00h e as 11:30h, para alunos do 3.º ciclo.

“SuperTmatik das Línguas”

Esta atividade decorreu no dia 13, no Refeitório, e repartiu-se por duas sessões: a primeira, dirigida ao segundo ciclo, contou com a participação de cerca de 60 alunos; a segunda sessão, destinada ao terceiro ciclo, contabilizou 90, aproximadamente. Os alunos, organizados em equipas de 3 elementos, tiveram de responder a diversas perguntas de Português e Inglês, no caso do 2.º Ciclo, e de Português, Inglês e Francês, no caso do 3.º. Venceram as seguintes equipas: Victorius, constituída pela Camila Pinto, Filipa Oliveira e Paulo Gonçalves, do 6.º D; e BNB, com a Bruna Araújo, Francisca Pereira e Helena Leite, do 9.º C.

Música e Desporto

Na tarde do último dia da “Semana das Línguas”, entre as 13:45h e as 15:15h, na Sala do Aluno, o Karaoke foi o pretexto para mais um encontro multilinguístico. Depois de terem selecionado um tema em língua portuguesa, francesa ou inglesa, os cerca de 10 concorrentes (alunos do 2.º e 3.º ciclos) atuaram perante um público “entusiasta” e um júri “exigente”, constituído por representantes dos professores, dos estudantes e dos assistentes operacionais. O primeiro lugar foi atribuído a duas alunas do 8.º C: Maria José Ferreira e Rute Sofia Silva.
Entre as 15:30h e as 17:00h decorreu, no Pavilhão Gimnodesportivo, um jogo de Voleibol que pôs frente a frente “Associação de Estudantes e Amigos” (alunos do 2.º e 3.º ciclos) e “Departamento de Línguas e Amigos” (incluindo Assistentes Operacionais). O encontro terminou com a vitória da primeira equipa.