"Semana das Línguas": de 11 a 15 de março
Por António Pereira (Professor), em 2013/03/221115 leram | 0 comentários | 209 gostam
A “Semana das Línguas” decorreu, neste ano letivo 2012-2013, entre os dias 11 e 15 de março, na Escola Básica Trigal de Santa Maria, sob o lema “Muito mais é o que nos une que aquilo que nos separa”.
Da responsabilidade do Departamento de Línguas, coordenado pelo professor António Pereira, este evento contou com a colaboração direta dos coordenadores das secções de Português (José Miguel Vieira), Francês (Umbelina Soares) e Inglês (Ermelinda Miranda). Papel relevante teve também a Professora-Bibliotecária, Maria do Céu Pereira.
Assumindo como linhas orientadoras alguns dos campos prioritários do Projeto Educativo do Agrupamento - “Promover as literacias”, “Educar para a cidadania e para a inclusão”, “Participação dos Encarregados de Educação”, “Plano Nacional de Leitura” e “Plano Tecnológico da Educação” -, o Departamento de Línguas programou um conjunto de atividades que distribuiu pelos cinco dias da semana, entre 11 e 15 de março.

“Semana das Línguas: Portefólio Fotográfico"

Esta primeira atividade serviu de abertura e de elo de ligação entre o passado e o presente-futuro. Durante todo o dia de segunda-feira, entre as 10:00h e as 17:00h, na Biblioteca do Trigal, a comunidade educativa pôde recordar os muitos e bons momentos que marcaram a “Semana das Línguas” do ano anterior e conhecer o Programa da “Semana das Línguas” do presente ano.

“Chá e Poesia” e “Concurso de Poesia”

A rubrica “Chá e Poesia” foi preenchida pela leitura dos poemas finalistas do “Concurso de Poesia”, este ano subordinado ao tema “Um mar de afetos”. O júri selecionou previamente um conjunto de poemas, de entre os cerca de 40 que apareceram a concurso, todos eles originais, elaborados pelos alunos: em Português e Inglês, no caso do 2.º ciclo; em Português, Francês e Inglês, no caso do 3.º ciclo. Numa primeira fase, os candidatos tiveram de salvaguardar o seu anonimato através da adoção de um pseudónimo. Depois de lidos pelos respetivos autores, na sessão “Chá e Poesia” do dia 12, os poemas finalistas foram “pendurados” na “Árvore da Poesia”, “plantada” na Biblioteca, para que os restantes alunos pudessem escolher, durante três dias, o melhor “fruto poético”.
Terminada a votação do “Concurso de Poesia”, foram apurados os seguintes resultados: em Português, o primeiro lugar foi para “Faz o amor surgir” de Izi, pseudónimo da Ana Luísa Couto do 8.º C, o segundo para “O sonho de uma vida” de Almofada/Jorge Silva, do 9.º C, e o terceiro lugar foi para “O amor e o mar” de Spila/Ana Sofia Veiga, do 8.º B; em Francês, as primeiras classificadas foram a Inês Castro e a Mariana Silva, do 9.º C, com “La marine”, em segundo lugar ficaram a Adriana Barbosa e a Sandra Ferreira, com “La mer”, e o terceiro lugar foi atribuído a Carolina Couto, do 7.º B, com um poema igualmente intitulado “La mer”; finalmente, em Inglês a primeira classificada foi a Patrícia do 6.º A, com “Little stars”, a segunda, a Mariana Azeredo do 9.º C, com “Angel”, e a terceira, a Maria Beatriz do 7.º A, com “Friendship”.