E... de repente fez sol!
Por Joaquim Oliveira (Professor), em 2012/11/121107 leram | 0 comentários | 208 gostam
No dia 9 de novembro as crianças da Escola Básica e do Jardim de Infância de Vilaça comemoraram, por antecipação, o dia de São Martinho realizando o seu Magusto.
   O dia anterior foi vivido com apreensão pois o tempo esteve castigador. O céu esteve sempre carregado e choveu todo o dia. Afigurava-se uma sexta-feira sem condições mínimas para comemorar o dia de São Martinho.
   No entanto, durante a noite, o céu limpou e a sexta -feira nasceu cheia de sol e sem vislumbre de nuvens. Chegou-se a ouvir que o São Martinho tinha novamente realizado mais um pequeno feito.
   As atividades começaram com a chegada das crianças do Jardim. Toda a comunidade reuniu-se numa sala previamente preparada e assistimos à projeção da Lenda de São Martinho e da história da Maria Castanha. De seguida, fomos para o recreio cantar com a ajuda prestimosa da educadora Fernanda à roda da fogueira, entretanto iniciada pela assistente operacional, D.ª Olívia. Entretanto as castanhas assadas chegaram e todas as crianças lancharam animadamente.
   No final todos participaram nos jogos populares: corrida com colher e bola; tiro com bolas às latas; deita abaixo as garrafas; e acerta na boca do sapo (caixa com orifício).
   As crianças divertiram-se imenso e terminaram as atividades com pena.