Curso EFA4 chega ao fim dois anos depois
Por António Pereira (Professor), em 2012/07/151289 leram | 0 comentários | 252 gostam
Iniciado em outubro de 2010, o Curso EFA-Nível Secundário, da Escola Básica Trigal de Santa Maria, em Tadim, deu por encerradas as suas atividades, com um jantar-convívio realizado no fim de semana passado e que juntou Formandos e Formadores.
O Curso arrancou com cerca de 25 Formandos, com idades compreendidas entre os 20 e os 60 anos, mas, porque as habilitações literárias diferiam entre eles, 12 precisaram do número máximo de horas para completar o seu ciclo de estudos. Ao longo de dois anos, de segunda a sexta-feira e em regime pós-laboral, os Formandos frequentaram as aulas das três áreas de competências-chave, “Cultura, Língua e Comunicação” (CLC), “Sociedade, Tecnologia e Ciência” (STC) e “Cidadania e Profissionalidade” (CP), onde se abordaram os mais diversos temas, ou “Núcleos Geradores”, como “Saberes Fundamentais”, “Saúde”, “Ambiente e Sustentabilidade”, “Tecnologias de Informação e Comunicação”, “Equipamentos e Sistemas Técnicos”, “Gestão e Economia”, Programação” e “Direitos e Deveres”, entre muitos outros. Para complementar a formação ministrada pelos Formadores, estabeleceram-se inúmeros contactos com as chamadas “forças vivas da região”, onde se incluem os agentes empresariais e as juntas de freguesia. Neste sentido, convidaram-se, com alguma frequência, figuras de relevo do mundo educativo e profissional como professores, arquitetos, políticos e empresários para, na Escola Básica Trigal de Santa Maria, orientarem palestras e “workshops” sobre temáticas atuais. Relativamente a atividades de exposição pública, os Formandos tiveram a oportunidade de apresentar os seus trabalhos à comunidade das mais diversas formas: através de debates, saraus culturais, exposições… e da internet. As visitas de estudo foram também um meio privilegiado de formação: à Universidade do Minho, às ETAR, à Rádio Antena Minho, à Redação do Correio do Minho e a empresas diversas, de acordo com os objetivos do Curso. Como meios de divulgação das atividades desenvolvidas, o Curso EFA contou com a colaboração da Rádio Antena Minho, dos jornais Correio do Minho e Diário do Minho e ainda da Agenda BragaCultural, da responsabilidade da Câmara Municipal de Braga.
Para assinalar o final dos trabalhos, os Formandos organizaram um jantar-convívio num dos restaurantes da região e para o qual convidaram todos os Formadores. Assumindo-se como porta-voz dos discentes, Manuel Faria agradeceu o trabalho realizado pela Equipa Pedagógica ao longo dos dois anos e sobretudo a sua “disponibilidade e competência científico-pedagógica”. Por sua vez, o Formador António Pereira, em nome do pessoal docente, elogiou a “resiliência e sentido de responsabilidade dos Formandos”, que, “durante dois anos, souberam vencer dificuldades inesperadas, de natureza pessoal e profissional, dando provas de elevado sentido de responsabilidade e demonstrando um desejo irrepreensível de querer saber sempre mais”.
Na Escola Básica Trigal de Santa Maria, em Tadim, Formandos e Formadores viram, deste modo, chegar ao fim a quarta edição do Curso EFA, convictos de terem aproveitado da melhor forma as “novas oportunidades” que esta modalidade de educação para adultos lhes proporcionou.