25 de abril na Biblioteca do Trigal
Por António João Rocha (Professor), em 2012/04/241103 leram | 0 comentários | 234 gostam
A comemoração da liberdade contou com atividades diversas resultantes da articulação entre o Departamento de Ciências Humanas e Sociais, o Departamento de Línguas, o Clube de Cordas e Cordofones e a Equipa da Biblioteca.
Num ambiente decorado com cravos e com uma exposição sobre o 25 de abril, montada pelo Grupo de História, a sessão "O Sonho da Liberdade" trouxe-nos, pela voz poderosa do professor José Miguel Vieira, os poemas de José Afonso e Manuel Alegre, dois grandes expoentes da luta pela liberdade, que o ajudaram no paralelismo que fez entre o 24 e o 25 de abril, entre o desespero e a esperança, entre a dura realidade e o sonho. O professor António Martins, ele próprio um dos militares de abril, contou-nos, na 1ª pessoa, o que aconteceu no dia em que o sonho se tornou possível. Coordenado também por ele, o Clube de Cordas e Cordofones acompanhou toda a sessão, com a interpretação de várias canções, entre elas "Venham mais cinco" e "Grândola, vila morena", a última acompanhada pelas vozes de todos os presentes.
Gostámos de ver os jovens da nossa escola de hoje a cantar músicas com tão grande significado para todos nós.
De tarde, o professor António Pereira deu uma aula aberta subordinada ao título "A poesia de abril", ao 7º C. O texto de Teresa Paixão "Cravo grande, cravo pequeno" ajudou a orientar a viagem que os alunos fizeram à volta do significado da palavra liberdade e que levou à elaboração de um poema coletivo intitulado "Ser livre é...".
A sessão terminou com a música "Uma gaivota voava, voava", de Ermelinda Duarte, cantada por todos.